Apresentação

A Dinamização foi uma ação conjunta de fortalecimento e apoio à implantação dos sistemas municipais de cultura no Estado do Rio de Janeiro, com especial apoio aos Planos Municipais de Cultura.

Profissionais qualificados, chamados de Dinamizadores, atuaram junto aos gestores para promover articulações entre município, sociedade, universidades e governo estadual, no sentido de mobilizar à todos para debater e planejar políticas culturais. A ação, portanto, não se tratou de uma consultoria, nem de uma implantação de ideias prontas, externas à realidade em questão. Ao contrário, o intuito foi colaborar com a percepção e identificação das potências locais dos municípios, focando, sobretudo, a construção dos planos municipais de cultura.

Objetivos da ação

Apoiar os municípios a efetivar seus Sistemas Municipais de Cultura, priorizando a elaboração dos Planos Municipais de Cultura e facilitando os demais elementos obrigatórios na composição do Sistema de Cultura.

Objetivos específicos

Sobre o curso

O Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais - Edição 2015 baliza a qualificação da gestão cultural no Estado em dois aspectos, dentro do contexto do quadro atual da política cultural fluminense:

O curso visa capacitar 390 gestores públicos, conselheiros de cultura, agentes e animadores culturais das 10 regiões do Estado do Rio de Janeiro, em consonância com os novos paradigmas de gestão cultural, como parte essencial do processo de consolidação e de consecução, respectivamente, dos Sistemas Nacional, Estadual, e Municipais de Cultura, e dos Planos Nacional, Estadual, e Municipais de Cultura.

O curso será realizado na modalidade semipresencial, com conteúdos desenvolvidos em veículos instrucionais com capacidade multimídia, encontros presenciais de caráter obrigatório e ações propostas em ambiente virtual de aprendizagem. Uma equipe de tutores, professores e coordenadores estarão à disposição dos cursistas para garantir a eficiência pedagógico-cultural do curso.

O conteúdo programático será dividido em dois módulos (nivelamento e programático), dentro da matriz curricular da grade estabelecida pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), de acordo com módulos temáticos que refletem um percurso de formação integrador de uma visão teórico-prática, necessária ao dia a dia de gestores púbicos e conselheiros de cultura.

O conteúdo do curso será desenvolvido com uma carga horária total de 180 horas, sendo 148 horas em atividades a distância e 32 horas de encontros presenciais, ao longo de oito meses.

Parceiros

SEC SECT CECIERJ FAETEC SAI