Dinamizadores

Alexandre Salles

Artista plástico e escritor. Foi conselheiro de Direitos da Criança e do Adolescente/RJ e coordenador do Projeto de Intercâmbio entre Brasil e Angola, Manos Unidas.

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduado em Filosofia pela PUC-MG.

Municípios Atendidos:

Barra do Piraí, Três Rios, Nilópolis e Queimados

Davy Alexandrisky

Especialista em Políticas Públicas e Governo, pela EPPG/UFRJ. Participou do Conselho de Direito e de Cultura. Membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e do Comitê Gestor da SAV/MINC. Foi bolsista da Funarte em projetos de residências artísticas com os quilombolas do Quilombo São José e os guaranis da Aldeia Itaxim, em Paraty Mirim.

É fotógrafo, com exposições individuais e coletivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Itália e Alemanha.

Municípios Atendidos:

Miguel Pereira, Barra Mansa, Japeri, Paty dos Alferes e Vassouras

Ernani Viana Saraiva

Graduado em Ciências Contábeis e Administração, pós graduação em Recursos Humanos. Mestre e Doutor em Administração. É professor da Universidade Federal Fluminense no curso de Produção Cultural.

Coordenou o Primeiro Fórum de discussão de Políticas Públicas de Cultura de Rio das Ostras/RJ. Realizou o Encontro de Capacitação em Sistemas Municipais de Cultura e coordena o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura na mesma cidade

Municípios Atendidos:

São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Iguaba Grande e São José de Ubá

Fernando Chagas

Músico e ator. Mestre em Política Social pela UFF e graduado em Letras. Foi coordenador do Ponto de Cultura Tribal sobre Rodas da Animação. Atuou no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, unidade museológica do Ibram. Recebeu em 2008 o Prêmio Memória Viva pelo escritório técnico regional do Iphan.

Foi presidente da Associação Cultural Tribal.

Municípios Atendidos:

Italva, Quissamã, São Fidélis e São João da Barra

Flávio Aniceto

Tem 41 anos, é agente cultural com mais de 20 anos de atuação nas áreas públicas e na sociedade civil. Formado em Produção Cultural, Licenciatura em Artes e Ciências Sociais, todos pela Universidade Candido Mendes – UCAM é Mestre em Bens Culturais pelo CPDOC/FGV.

Concentra as suas atividades e pesquisas em direito à cultura e cidadania cultural , arte de rua, e ações culturais de base comunitária.

Municípios Atendidos:

Cantagalo, Cordeiro, Silva Jardim, Teresópolis e Trajano de Moraes

Marcelo Silveira Correia

Foi coordenador artístico e pedagógico do Ponto de Cultura Niterói Oceânico, preside o Instituto Grão e é diretor artístico do Centro Cultural Artístico da Região Oceânica. Eleito conselheiro de cultura por Marica, é professor de teatro na Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Fez diversas exposições individuais e coletivas, com trabalhos em tinta acrílica, textura e desenho. Graduando em Letras pela FFP/UERJ.

Municípios Atendidos:

Arraial do Cabo, Cabo Frio, Angra dos Reis e Tanguá

Maria Amélia Fonseca Curvello

Gestora cultural, artista plástica e bacharel em Administração de Empresas. Atuou como secretária municipal de Cultura de Nova Friburgo, onde realizou a I Conferência Municipal de Cultura. Foi presidente e membro fundador da Comcultura-RJ. Delegada na I Conferência Nacional de Cultura, palestrante e colaboradora nas conferências municipais de diversos municípios do Rio de Janeiro.

Foi dirigente do Pontão Rede Fluminense de Cultura.

Municípios Atendidos:

Miracema, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e Aperibé

Luiz Augusto Fernandes Rodrigues

Municípios Atendidos:

Paraty

Municípios - acompanhamento institucional

Itaboraí, São Gonçalo e Rio das Flores